quinta-feira, 14 de julho de 2016

COMPARAÇÃO QUANTITATIVA DOS VALORES DA PRESSÃO INSPIRATÓRIA MÁXIMA MENSURADA PELO VENTILADOR MECÂNICO DIXTAL DX3010 E PELO MANOVACUÔMETRO ANALÓGICO: CONFIABILIDADE E ACURÁCIA NA MONITORIZAÇÃO DO PACIENTE CRÍTICO

COMPARAÇÃO QUANTITATIVA DOS VALORES DA PRESSÃO INSPIRATÓRIA MÁXIMA MENSURADA PELO VENTILADOR MECÂNICO DIXTAL DX3010 E PELO MANOVACUÔMETRO ANALÓGICO: CONFIABILIDADE E ACURÁCIA NA MONITORIZAÇÃO DO PACIENTE CRÍTICO

Insta:@intensivistaxavier

SOKOLOVIZ, Fabriciane1, V AMORIM, Minelvina2, LIRA, Marcela2, SANTOS, Maria2, RABELO, Thamara3, XAVIER, Daniel4.

RESUMO

Um dos principais motivos que aumentam a mortalidade de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o tempo de permanência utilizando ventilação mecânica, nesse sentido, é fundamental para a retirada da ventilação mecânica a integridade da musculatura respiratória, podendo auxiliar na redução da mortalidade desses pacientes. Objetivando comparar a acurácia e a confiabilidade do valor da pressão inspiratória máxima (PImáx) mensurado pelo Manovacuômetro analógico e do ventilador mecânico DIXTAL DX3010 PImax em pacientes internados na UTI. Participaram da pesquisa pacientes de ambos os sexos com faixa etária entre 22 a 85 anos, sob o uso de ventilação mecânica invasiva orotraqueal e traqueostomizados. Foi um total de 38 mensurações, sendo os resultados com o uso do manovacuômetro superiores ao mensurado com o ventilador mecânico, sendo possível indicar o manovacuômetro com uma maior acurácia das mensurações na UTI.  

Palavras chave: Ventilação mecânica, força muscular, unidade de terapia intensiva.

INTRODUÇÃO

O conhecimento atual sobre a pressão inspiratória máxima (PImáx ) é definida como a pressão máxima gerada durante a inspiração contra uma via aérea ocluída, Medição de PImáx é clinicamente utilizado para avaliar globalmente a força muscular inspiratória e predizer o sucesso e/ou  fracasso de descontinuação da mecânica ventilação (SOUZA, SILVA E LUGON 2013).
Moreira et al., (2014) relataram em seu estudo que a musculatura respiratória tem que ser avaliada para confirmar o grau de força que consiga deixar o paciente em respiração espontânea, o seu grau de força é fundamental para que se obtenha sussesso na  retirada da prótese ventilátoria.    


1 Acadêmica Finalista do Curso de Fisioterapia da FAMETRO. fabricianesokoloviz@hotmail.com
2 Professora especialista  da FAMETRO. thaisvignola@outlok.com 
2 Professora especialista da FAMETRO. Minelfisio@hotmail.com
2 Professora especialista da UNINORT. Email: Marceladv28@gmail.com
2 Professora especialista. IAPES. Email: mariadinorahfisio@gmail.com
3 Mestra Coordenadora do Curso de Fisioterapia da FAMETRO. Email: thamamoterani@gmail.com
4 Professor Dr. da Logos University – USA e IAPES. Email: xavierdaniel@hotmail.com.
2 METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de campo experimental comparativo transversal descritivo de corte prospectivo e com abordagem quantitativa realizada na Unidade de Terapia Intensiva adulto da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON. Foram incluídos na pesquisa pacientes de ambos os sexos com faixa etária entre 22 a 85 anos, sob o uso de Ventilação Mecânica Invasiva orotraqueal e traqueostomizados, tendo a autorização do paciente ou do familiar. Serão excluídos pacientes sem uso de ventilação mecânica e que não houve autorização para a pesquisa conforme o TCLE 466/12- Conselho Nacional de Saúde-CNS. Os pacientes serão submetidos à mensuração da pressão inspiratória máxima (PImáx) com o ventilador mecânico DIXTAL DX3010 (figura 1) com o tempo de oclusão de 20 segundos e com o manovacuômetro analógico marca Ger-Ar MV Instrumentation Industries-INC, capaz de gerar 240 cmH2O (figura 1) com o tempo de oclusão de 60 segundos, foram coletados para o estudo uma amostra de 38 mensurações para a comparação.

                               
       Figura 1: Manovacuômetro                                          Figura 2. Ventilador Mecânico

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Este estudo teve como objetivo comparar dois métodos de mensuração da PImáx chegando a um resultado favorável ao manovacuômetro analógico que resultou em valores de mensurações maiores comparado ao ventilador mecânico DIXTAL DX3010.
A idade média dos pacientes do sexo masculino foi 54,2 ± 57 para o sexo feminino, sendo um total de 23 pacientes inclusos 10 homens e 13 mulheres. O paciente mais jovem foi do sexo masculino com 22 anos e o paciente mais velho foi do sexo feminino com 81 anos de idade.
Por ser um dos testes em relação ao desmame do ventilador mecânico, consequentemente diminuirá o índice de falhas, morbimortalidade e custos hospitalares. Bem como, sugerir o uso do manovacuômetro por seus resultados satisfatórios (tabela 1) e de confiabilidade para a mensuração do músculo respiratório (diafragma), visando à prevenção das complicações inerentes.


Tabela 1– Estatísticas Descritivas das Variáveis da População Estudada.   
Método Média DP Mediana Máximo Mínimo   
Ventilador Mecânico 36,98 16,82 35,2 99 11,5   
Manovacuômetro 58,63 22,94 58 120 20  




Figura 1. Médias seguidas pelos mesmos valores de cmH2O na coluna vertical, não diferem entre si ao nível de     1% de probabilidade pelo teste Scott-Knott. demonstrando com os resultados das médias entre o ventilador mecânico e o Manovacuômetro analógico. Diferença estatisticamente significante ( 23,1 cmH2O) ou 38,62,%.

Filho et al., (2010) explicaram em seu estudo que foi selecionado um tempo de maior prolongação de mensuração  de 40 segundos. Por não serem conhecidas as variáveis deste método de oclusão para a mensuração da PImáx até o momento de seu estudo, faz-se necessário o conhecimento de novos estudos sobre um possível estresse ou não com a mensuração da PImáx com uma extensão de tempo maior que 40 segundos.  
Podemos relatar nesta presente pesquisa que foi utilizado o manovacuômetro com o tempo de 60 segundos não houve repercussão ou estresse de frequência cardíaca, pressão arterial ou diminuição de saturação de oxigênio nos pacientes estudados antes e após as mensurações.
Este artigo reforça a recomendação da Sociedade Brasileira de Pneumologia e fisiologia quanto à importância e a necessidade de mais trabalhos avaliando as pressões respiratórias máximas, bem como uma padronização metodológica, com a finalidade de estabelecer equações de referência para as populações das diferentes regiões brasileiras (PEREIRA et al., 2015).
De acordo com Tecme (2006), a pressão inspiratória é um índice que avalia a capacidade contrátil máxima dos músculos inspiratórios, especialmente o diafragma (PImax).
Xavier (2011), explicou que a mensuração da PImáx é primordial para detectar fraqueza e quantificar o grau de gravidade da musculatura respiratória.

4 CONCLUSÃO

Com esta pesquisa foi possível comparar a diferença entre as mensurações de PImáx com a utilização do manovacuômetro e ventilador mecânico. Embora essa diferença tenha sido detectada em um grupo de pacientes heterogêneo. Diante do exposto, conclui-se que o método de mensuração com o manovacuômetro é mais fidedigno para a determinação da pressão inspiratória máxima de indivíduos em ventilação mecânica invasiva, podendo ser indicado, uma vez que apresenta maiores valores.
Os resultados demonstram a necessidade de novos estudos em relação a PImáx mensurada com o ventilador mecânico pela escassez de estudos.

5 REFERÊNCIAS

FILHO, G. R., REIS, F. C., ALMEIDA, M. L., ANDRADE, W. S., ROCHA, R. L. S., LEITE, P. A. Comparação e efeitos de dois diferentes tempos de oclusão da via aérea durante a mensuração da pressão inspiratória máxima em pacientes neurológicos na unidade de terapia intensiva de pacientes adultos. ©Rev Bras  Ter Intensiva. Artigo Original, Salvador-BA, 2010; 22(1):33-39, 07.

MOREIRA, P. M., VASCONCELOS, R. S., SALES, R.P., ARAÚJO, C. B., MOREIRA, A. T. X., SOUSA, C. T., ROCHA, E. M. M., BASTOS, V. P. D. Avaliação da Força Muscular Respiratória em Pacientes Submetidos à Ventilação Mecânica Prolongada Pré e Pós Extubação em um Hospital de Fortaleza/CE. J Health Bio Sci. 2(2):57-612014; 2 (2): 57-61. 

PEREIRA, N. H., FERNANDES, P. M., SANTOS, R.N.L.C., CARVALHO, C.P.G., SOARES, M. E. S. M., SANTOS, A. C. B. C. Comparação dos valores obtidos e previstos das pressões respiratórias máximas em adultos jovens. Cienc Cuid Saúde. 14(1):955-961. João Pessoa, 2015.

TECME S.A. (s.d.). ventilador manual, DIXTAL DX3010. 2006. 

SOUZA, L. C., SILVA, C. T., LUGON, J. R. Evaluation of the Inspiratory Pressure Using a Digital Vacuometer in Mechanically Ventilated Patients: Analysis of the Time to Achieve the Inspiratory Peak. Respir Care. 57(2):257-262. Niterói, 2013.

XAVIER, D. Fisioterapia onco-funcional para a graduação: O papel da Fisioterapia no combate ao câncer. 1° ed. Manaus, AM: Club dos Autores, 2010. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus