sábado, 11 de junho de 2016

Pesquisas buscam melhorias na qualidade de vida do paciente com câncer no Amazonas

Pesquisas buscam melhorias na qualidade de vida do paciente com câncer no Amazonas 
Autor de diversas pesquisas na área de Fisioterapia voltada para o bem-estar de pacientes com câncer, o doutor em Fisioterapia Intensiva (Phd), Daniel Xavier, está em fase de conclusão do pós-doutorado patrocinado pela Logos University da Flórida, também voltado para o mesmo tema: como melhorar a vida de um paciente oncológico.


Daniel Xavier, coordenador técnico da ala de Fisioterapia da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), tem também Doutorado em Fisioterapia em Oncologia pela FCE - Universidade da Califórnia, destaca que além de sua experiência pessoal com a doença, a área de oncologia voltada para o bem-estar dos pacientes ainda é muito carente de muitos estudos. “O meu dia-a-dia como fisioterapeuta de uma unidade de UTI, vendo a luta dos pacientes, tem me incentivado a buscar no campo científico uma maneira de melhorar a vida deles. Dentro da fisioterapia, diversas técnicas podem ser aplicadas ainda dentro do hospital e depois acompanhando o paciente fora dele”, disse.

Dentre as pesquisas já realizadas estão: A Qualidade de vida e desempenho funcional de crianças e adolescentes portadores de neoplasias malignas submetidas ao processo de reabilitação oncofuncional, o Desenvolvimento da polineuromiopatia do paciente crítico em uma unidade de tratamento intensivo oncológico, A mobilização precoce enquanto terapêutica segura e eficaz no combate a poliradiculomiopatia do pacientes oncológicos internados na UTI, A prática da atividade física direcionada e a reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de melhora de qualidade de vida de crianças portadoras de câncer.

De acordo com Daniel Xavier, os temas são voltados a estudar técnicas e novos métodos que auxiliam os pacientes com câncer desde o momento da internação, dando continuidade após a alta médica do hospital. “O mais importante que todo esse conhecimento é aplicado aqui mesmo em Manaus com os pacientes que atendemos no nosso dia a dia”, afirmou.


Crianças com câncer

Em uma de suas pesquisas: “A prática da atividade física e da reabilitação oncofuncional como parte integrante do processo de reinclusão social e incremento da qualidade de vida em crianças portadoras de neoplasias", Daniel Xavier ressaltou que procurou agregar duas das maiores áreas relacionada à saúde, reabilitação e ao bem estar. :os fisioterapeutas oncofuncionais e os educadores físicos.

O trabalho de pesquisa tem o objetivo demonstrar a relevância da associação entre a adequada prescrição de atividade física e aliada a fisioterapia oncofuncional como fatores fundamentais à reinclusão social e melhora da qualidade de vida de crianças portadoras de câncer. “Estamos preocupados principalmente em garantir após o tratamento do câncer um programa que garanta uma melhor qualidade de vida a estas crianças; um programa focado nas habilidades e funcionalidades da criança e em suas potencialidades a serem desenvolvidas e não na doença, que por si só, já devastadora”, afirmou.
http://fatoamazonico.com/site/noticia/pesquisas-buscam-melhorias-na-qualidade-de-vida-do-paciente-com-cancer-no-amazonas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus