sexta-feira, 17 de junho de 2016

O PAPEL DA FISIOTERAPIA NO COMBATE AO CÂNCER.

Quando se trata de recuperar um paciente que está com o câncer, todas as ciências e especialidades são bem-vindas. Afinal, a vida humana é um bem precioso de valor inestimável.
O paradigma câncer-morte, ainda comum na prática médica atual, aos poucos vem sendo abandonado. Os avanços técnico-científicos de nossa era, por ora, jogam garantem ao paciente oncológico uma esperança, mesmo que tênue, da tão almejada cura.
Neste contexto, a fisioterapia onco-funcional ganha espaço na medida em que garante a qualidade de vida e a dignidade ao portador da enfermidade oncológica. Nos últimos dois anos, 2011-2012, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) diagnosticou  2,2 mil casos de câncer. A instituição atende casos de toda a Amazônia Legal.
O assunto me inspirou a escrever, em 2011, o livro “Fisioterapia onco-funcional para Graduação- O Papel da Fisioterapia no Combate ao Câncer”. A obra aparece na lista dos mais vendidos no portal Clube dos Autores, que destaca os principais livros do País, nas diversas áreas.
A fisioterapia onco-funcional tem como funções essenciais: prevenir, manter e promover condições previamente perdidas, mas o maior mérito do profissional fisioterapeuta é garantir a dignidade do ser humano.
No livro, destaco que o fisioterapeuta oncofuncional deve estar apto para desenvolver suas atividades com pacientes infantis, adolescentes, adultos jovens e idosos, em situações que vão desde a cura do paciente ou nos casos em que a doença é irreversível. “A fisioterapia contribui efetivamente na retomada das atividades diárias dos pacientes, direcionando-os para os novos objetivos”, ressalta.
A assistência fisioterapêutica ao paciente oncológico tem início no pré-operatório, visando o preparo para o procedimento e redução de complicações. A dor é uma das principais e mais frequentes queixas do paciente com câncer, devendo ser valorizada, controlada, e tratada em todas as etapas da doença.
Da mesma forma é de suma importância o papel da fisioterapia nos cuidados paliativos ao paciente, já que a maioria dos pacientes com diagnóstico de câncer convive bastante tempo com a doença.
Inspiração
A inspiração para escrever o livro surgiu ao longo das minhas experiências de mais de 10 anos no tratamento de pacientes com câncer.  Nesse tempo pude observar historias de abnegação superação e heroísmo do ser humano sobre uma condição muitas vezes irremediável. Observei também que poucos fisioterapeutas eram habilitados para lidar com  esse tipo de paciente, principalmente, o impacto que a morte trazia a tona a falta de preparo do profissional. Também tive o diagnóstico de câncer em 2011, e me encontro reagindo com sucesso ao tratamento.
O livro é indicado para estudantes de fisioterapia e profissionais graduados em busca de aprimoramento. Parte do valor arrecadado com o livro é destinado ao Grupo de Apoio às Mulheres Mastectomizadas do Amazonas (Gamma), que presta auxilio a mulheres vítimas de câncer de mama e que passaram por algum procedimento de remoção cirúrgica da glândula mamaria. Em Manaus, o livro pode ser adquirido na sede da Associação Amazonense de Fisioterapia Intensiva (Assafi-AM), localizada na Rua Berlim, 12, 3° Andar, Conjunto Campos Elíseos. Mais informações pelo telefone 3238-2563.

* Doutor em Terapia Intensiva pelo  Instituto Brasileiro de Terapia Intensiva (IBRATI ), Coordenador-técnico da ala de Fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON).
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus