sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Manovacuometria

Manovacuometria

Através do manovacuômetro pode-se determinar com ótima precisão as alterações na musculatura respiratória, pois permite a mensuração da força da musculatura inspiratória e a força da musculatura expiratória, determinada pela pressão negativa e pressão positiva. A mensuração da força dos músculos respiratórios tem inúmeras aplicações, como: diagnosticar insuficiência respiratória por falência muscular; diagnosticar fraqueza, fadiga e/ou falência muscular respiratória; auxiliar na elaboração de protocolos terapêuticos, entre outras funções. (ROBACHER, s.d).

É necessário que no circuito entre a boca e o manovacuômetro, haja um pequeno orifício para permitir obtenção de um fluxo inspiratório, ou expiratório mantendo a glote aberta de modo que a pressão medida traduza a pressão intratorácica gerada pela contração da musculatura inspiratória ou expiratória e não, meramente a pressão dentro da cavidade oral (DIAS et al., 2001).

Mensuração da PImáx

Pede-se para que o paciente realize uma expiração máxima, ou seja, até o volume residual (VR), nesse momento o técnico oclui o orifício do dispositivo. Em seguida, o paciente realiza um esforço inspiratório máximo contra a via aérea ocluída5,8. O paciente deve manter a pressão inspiratória por no mí- nimo 1,5 segundos e a maior pressão negativa sustentada por no mínimo um segundo deve ser registrada.

Mensuração da PEmáx 

O paciente é instruído a realizar uma inspiração máxima até o nível da capacidade pulmonar total, em seguida, deve efetuar um esforço expiratório máximo contra a via aérea ocluída. Utilizamos as mesmas regras empregadas para a medida da PImáx.

São realizadas 3 (três) repetições em cada variável do teste onde as 3 devem ser aceitáveis (sem vazamentos). De cada manobra anota-se o resultado onde no final da avaliação é considerado o maior valor alcançado para a avaliação (nunca o último deve ser o maior). O valor da PIMÁX é expresso em cm de água (cmH²O), precedido por um sinal negativo e o valor da PEMÁX da mesma maneira, porém procedido por um sinal positivo.

Ambas as manobras também podem ser efetuadas com os indivíduos em decúbito dorsal e em decúbito lateral direito e esquerdo, sendo posicionado um travesseiro a baixo da cabeça do paciente para manter o pescoço relaxado e sem curvatura anormal, tronco alinhado com a cabeça, braços relaxados.

Valores normais

PImax: -90 a -120 cmH2O
PEmax: 100 a 150 cmH2O

Considerar para PImax

Fraqueza Muscular:  Pimáx: -40 a –75cmH2O
Fadiga Muscular: Pimáx: < -40cmH2O
Falência Muscular: Pimáx: < -20cmH2O
Treino da musculatura Ventilatória

O treinamento da musculatura respiratória tem como função habilitar músculos específicos a realizarem com maior facilidade suas funções, objetivando tanto força quanto endurance. (COSTA ,2009; SARMENTO, 2009).

Durante o treinamento dos músculos respiratórios, inicia-se com uma carga de 40 a 60% da PImax, se o objetivo for endurance, ,utilizam-se cargas menores com numero de repetições maiores, e se for para ganho de força, cargas maiores com repetições menores (COSTA,2009; SARMENTO,2009).
O treinamento pode incluir de duas a três sessões por dia, e cada série de exercício com número de repetições em torno de 10 ou limitada a tempo. Vale ressaltar que a carga é ajustada na mola do Threshold.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus