quarta-feira, 25 de maio de 2016

10 dicas para cuidar da pele durante a radioterapia.


Existe alguma imagem ou cheiro que imediatamente transporta a sua mente para qualquer coisa relacionada ao que você vivenciou com o câncer? Para mim, existe o cheiro do hidratante que me foi prescrito pelo médico enquanto realizava as sessões de radioterapia para o câncer de mama. É um cheiro doce e enjoativo que eu não gosto muito de lembrar, mas tenho que admitir que esse hidratante foi uma dádiva de Deus durante o tratamento.

Como todos os pacientes de câncer sabem, cuidar da pele durante a radioterapia é um enorme desafio. Você sente sua pele como uma casca bem fina e ainda tem que lidar com o fato de conseguir vestir sua roupa. O chuveiro é desconfortável, mas você precisa tomar banho. Você coça, mas nada alivia a coceira.
Se você também se sente como eu, provavelmente já ouviu alguns conselhos:
  • Use roupas folgadas.
  • Mantenha a pele hidratada. Mas, certifique-se de usar os produtos que seus médicos recomendam e não suas marcas favoritas de beleza!
  • Evite tomar banho em água muito quente ou muito fria. Prefira água morna.
  • Proteja sua pele do sol. Pense quão dolorosa pode ser uma queimadura solar na pele irradiada. Cubra-a! Use um chapéu. Fique na sombra.
  • De maneira alguma esfregue sua pele. Não é o momento para buchas e esfoliantes. E se você está fazendo radioterapia na região da cabeça e pescoço, acho que a última coisa que deseja é um tratamento facial.
  • Não use maquiagem, perfumes ou desodorantes nas áreas tratadas.
A maioria dos pontos acima são de senso comum, claro. Mas, aqui estão algumas que podem ajudar:
  • Se você não gosta dos produtos para pele que seu médico recomenda, peça para tentar algo diferente. Acredite, se eu tiver que fazer radioterapia novamente, não vou usar aquele hidratante assustadoramente doce!
  • Lembre-se de que realmente faz diferença a parte do seu corpo que está sendo tratada. Por exemplo, se a área irradiada é a boca ou cabeça, você provavelmente sentirá a boca seca e dor de garganta. Existem muitos tratamentos para isso, o mais simples é o gargarejo com bicarbonato de sódio (que também funciona com feridas na boca induzida pela químio). Se a irradiação for na região da pelve, o ideal é usar roupa intima de algodão.
  • A dica de banho morno? Aplica-se também para almofadas de aquecimento e bolsas de gelo. Não use-as na área afetada.
  • E enquanto se banha (em água morna), mantenha o sabonete longe da área afetada, a menos que você queira que sua pele fique como uma lixa.
Se apresentar reações mais intensas ou graves, entre em contato com seu médico imediatamente. Isso funcionou comigo, espero que funcione com você.


http://www.cuidebemdasuapele.com.br/2016/05/10-dicas-para-cuidar-da-pele-durante-a-radioterapia/?utm_source=facebook&utm_medium=post&utm_term=face_blogpele_10dicas_radioterapia&utm_content=face_imagem&utm_campaign=face_blogpele_10dicas_radioterapia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus