sexta-feira, 19 de maio de 2017

ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES QUE REALIZAM TRATAMENTO QUIMIOTERAPEUTICO.


ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES QUE REALIZAM TRATAMENTO QUIMIOTERAPEUTICO.

Resenha pos graduanda Iapes: Érika souza
Coordenador geral do curso de pós graduação: Daniel xavier

Adicionar legenda

O que é a Quimioterapia?

      A quimioterapia é o método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.

Tem como principal objetivo eliminar as células cancerígenas que formam o tumor. Infelizmente, os medicamentos utilizados não são capazes de diferenciar as células malignas das células normais.
  Por esse motivo, a quimioterapia atinge tanto as células que formam o tumor quanto às células sadias. O resultado disso é o aparecimento dos efeitos colaterais, que duram algumas semanas, vários meses, ou podem ser permanentes.

Mecanísmos de ação e classificação das drogas antineoplásicas.
Os agentes utilizados no tratamento do câncer afetam tanto as células normais como as neoplásicas, porém eles acarretam maior dano às células malignas do que às dos tecidos normais, devido às diferenças quantitativas entre os processos metabólicos dessas duas populações celulares.    
Classificaram os quimioterapicos conforme a sua atuação sobre o ciclo celular em:

Cicloinespecificos:  Aqueles que atuam nas células que estão ou não no ciclo proliferativo, como, por exemplo, a mostarda nitrogenada.

Ciclo-específicos: Os quimioterapicos que atuam somente nas células que se encontram em proliferação, como é o caso da ciclofosfamida.

Fase-específicos: Aqueles que atuam em determinadas fases do ciclo celular, como,
por exemplo, o metotrexato (fase S), o etoposideo (fase G2) e a vincristina (fase M).
Tipos e finalidades da quimioterapia.

A quimioterapia pode ser feita com a aplicação de um ou mais quimioterápicos e pode ser utilizada em combinação com a cirurgia e a radioterapia. De acordo com as suas finalidades, a quimioterapia é classificada
em;
  Curativa: Quando é usada com o objetivo de se conseguir o controle completo do tumor.

  Adjuvante: Quando se segue à cirurgia curativa, tendo o objetivo de esterilizar células residuais locais ou circulantes, diminuindo a incidência de metástases à distância.

  Neoadjuvante ou prévia: Quando indicada para se obter a redução parcial do tumor, visando a permitir uma complementação terapêutica com a cirurgia e/ ou radioterapia.

  Paliativa: Não tem finalidade curativa. Usada com a finalidade de melhorar a qualidade da sobrevida do paciente.

Critérios para aplicação da quimioterapia.
Esses critérios são variados e dependem das condições clinicas do paciente e das drogas selecionadas para o tratamento. (Condições gerais do paciente, Contagem das células do sangue e dosagem de hemoglobina serica).

A seguir, são listados alguns requisitos ideais para a aplicação da quimioterapia:

Condições gerais do paciente:

 Menos de 10% de perda do peso corporal desde o início da doença;
Ausência de contra-indicações clínicas para as drogas selecionadas;
Ausência de infecção ou infecção presente, mas sob controle;
Capacidade funcional correspondente aos três primeiros níveis, segundo os índices propostos por Zubrod e Karnofsky.


Contagem das células do sangue e dosagem de hemoglobina. (Os valores exigidos para aplicação da quimioterapia em crianças são menores):
Leucócitos > 4.000/mm³
Neutrófilos > 2.000/mm³
Plaquetas > 150.000/mm³
Hemoglobina > 10 g/dl

 
Dosagens Séricas
Uréia < 50 mg/dl
Creatinina < 1,5 mg/dl
Bilirrubina total < 3,0 mg/dl
Ácido Úrico < 5,0 mg/dl
Transferasses (transaminases) < 50 Ul/ml

Ressalte-se que esses critérios não são rígidos, mas devem ser adaptados às características individuais do paciente e do tumor que o acomete.

Principais drogas utilizadas no tratamento do câncer.

Alquilantes: Apesar de efetivos como agentes isolados para inúmeras formas de câncer, eles raramente produzem efeito clínico ótimo sem a combinação com outros agentes.

  Antimetabólitos: Impedem a multiplicação e função normais da célula.

  Antíbióticos: Como todos os quimioterápicos, os antibióticos atuam tanto sobre as células normais como sobre as malignas.

Toxicidade dos quimioterápicos.
Os efeitos terapêuticos e tóxicos dos quimioterápicos dependem do tempo de exposição e da concentração plasmática da droga. A toxicidade é variável para os diversos tecidos e depende da droga utilizada. Nem todos os quimioterápicos ocasionam efeitos indesejáveis tais como mielodepressão, alopecia e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarréia).

O quadro abaixo mostra exemplos de efeitos tóxicos dos quimioterápicos, conforme a época em que se manifestam após a aplicação.

Precoces*
(de 0 a 3 dias) Imediatos
(de 7 a 21 dias) Tardios
(meses) Ultra-Tardios
(meses ou anos)  
• Náuseas
• Vômitos
• Mal estar
• Adinamia
• Artralgias
• Agitação
• Exantemas
• Flebites • Mielossupressão granulocitopenia plaquetopenia anemia
• Mucosites
• Cistite hemorrágica devida à ciclofosfamida
• Imunossupressão
• Potencialização dos efeitos das radiações devida à actinomicina D, à adriamicina e ao 5-fluoruracil. • Miocardiopatia devida aos antracícliclos e outros
• Hiperpigmentação e esclerodermia causadas pela bleomicina
• Alopecia
• Pneumonite devida à bleomicina
• Imunossupressão
• Neurotoxidade causada pela vincristina, pela vimblastina e pela cisplatina
• Nefrotoxidade devida à cisplatina. • Infertilidade
• Carcinogênese
• Mutagênese
• Distúrbio do crescimento em crianças
• Seqüelas no sistema nervoso central
• Fibrose/cirrose hepática devida ao metotrexato.

Efeitos Colaterais no corpo:

Extravasamento de drogas: Como as drogas aplicadas são super fortes, não podem extravasar para local indevido, sob pena de destruir totalmente a região. Por esta razão, as drogas são preferencialmente ministradas por cateter.

O extravasamento da droga pode causar dano tecidual (no tecido) e funcional irreversíveis e permanentes (perda do movimento das mãos, por exemplo, decorrente da destruição dos tendões, se a aplicação da droga for nesta região). Observe o local da punção (da agulha) atentamente durante a quimioterapia. O extravasamento da medicação é um acidente grave – uma emergência oncológica. Chame o médico imediatamente.

Queda de Cabelo: A queda começa 2 ou 3 semanas após o início da quimio.

Pode ocorrer em qualquer parte do corpo, como rosto, braços, pernas, axilas e região pubiana.

Dores/mialgias: A quimio pode provocar ardor, formigamento, lesões na boca, dor de cabeça, dores musculares, dor de estômago, dores em mãos e pés, dor ao caminhar, aumento da sensibilidade e cansaço. Para controlar a dor tome os medicamentos prescritos pelo seu médico na hora certa. É importante não pular o horário, mesmo que não sinta dor num determinado momento. Não deixar a dor ficar insuportável.

  Pele e anexos/fotossensibilidade (sensibilidade à luz): As mudanças na pele no local que tenha recebido radioterapia ou a quimio, como coceira, ressecamento, erupções cutâneas, descamação, sensibilidade ao sol, rash cutâneo (sentir a pele ficar vermelha e quente) ou urticária, geralmente melhoram após o término do tratamento. Entretanto, como o escurecimento da pele pode ser permanente, proteja a pele do sol. Utilize um bloqueador com fator de proteção de pelo menos 30. Proteja também os lábios. Evitar a luz solar direta, não se exponhor entre as 9h e 15 horas. Ante reações alérgicas severas à quimioterapia, como dor, vermelhidão ou bolhas ou chiado no peito ao respirar, comunicar o médico.

Mudanças nas unhas: As unhas podem ficar fracas e escuras, frágeis, quebradiças e cair, principalmente por causa da Doxomicina – droga vermelha que causa a mudança das unhas. Trata-se de acontecimento normal, pois elas voltam a crescer. Evitar infecção: usar luvas para proteger as mãos se for lavar louça, limpar a casa ou trabalhar em jardinagem. Não usar produtos irritantes. Evitar machucar as cutículas.

Mudanças no sistema nervoso: A quimioterapia pode causar alguns problemas no Sistema Nervoso. Muitos destes problemas melhoram após o término do tratamento. No entanto, alguns problemas podem durar longos períodos ou até tornarem-se permanentes. Sintomas que podem aparecer são: formigamento, fraqueza e adormecimento nas mãos e nos pés; sensação de mais frio que de costume; sensação de perda do equilíbrio (tontura); dificuldades para pegar objetos ou abotoar a roupa; tremores; diminuição da audição; fadiga; confusão e problemas de memória; depressão. Evitar cair: caminhar lentamente sempre se segurando no corrimão ao subir ou descer escadas, para não tropeçar. Se precisar, contar com a ajuda de uma bengala. Sempre use sapatos ou tênis com sola de borracha. Se a memória esta falhando, solicitar ajuda para não perder a hora de tomar a medicação, além de comunicar ao médico se ocorrer este fato.

 Boca e garganta: A radioterapia e os medicamentos podem produzir sensibilidade ou feridas na boca e nas gengivas (afta), bem como dor na garganta. A mucosite se dá em qualquer parte úmida do tubo digestivo (TGI - trato gastrointestinal). Bochechar com bicarbonato e água ajuda, mas se aparecerem feridas ou sangramento na gengiva, procure logo o pronto-socorro. Certos alimentos irritam a boca, dificultando a mastigação e a deglutição. O paciente pode sentir alteração no sabor dos alimentos, porque a quimio altera as células da língua.

Náuseas e vômitos: Náuseas e vômitos podem ocorrer antes, durante, após ou até dias após a quimio.

 EFEITOS COLATERAIS NO SANGUE
  Anemia: O tratamento quimioterápico pode afetar às células do sangue como, por exemplo, os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. A anemia se apresenta quando os glóbulos vermelhos são afetados. São eles que conduzem o oxigênio pelo corpo. Assim, a anemia pode apresentar-se com sintomas variados que incluem: aumento do batimento cardíaco, falta de ar, fraqueza, tontura e fadiga. Em algumas circunstâncias quando a contagem de glóbulos vermelhos está muito baixa, alguns pacientes necessitam fazer uma transfusão sanguínea. Além disso, seu médico pode receitar que tome suplementos de ferro.

  Osteopenia: Previne-se a perda de massa óssea (osteopenia) com uma alimentação rica em cálcio, ingestão adequada de vitamina D e exercícios. O fumo e o álcool devem ser evitados.

  Plaquetopenia: As plaquetas coagulam o sangue, ajudando que uma ferida pare de sangrar. A quimioterapia inibe a produção de plaquetas, ocorrendo a plaquetopenia (baixa contagem de plaquetas) que pode provocar hematomas, sangramento de nariz ou boca ou aparecimento de pequenas manchas puntiformes e avermelhadas na pele.

Infecção/Leucopenia: A quimioterapia faz com que o corpo não consiga produzir suficientes glóbulos brancos (leucócitos) que combatem as infecções. A pessoa fica sem defesa e as bactérias se proliferam. Mantenha-se afastada de pessoas doentes. Se estiver utilizando cateter ou sonda, verifique se não tem algum tipo de infeção. Se aparecer alguma secreção, vermelhidão, inchaço ou dor comunicar o médico.

  Diversos tipos de quimioterápicos podem causar neuropatias periféricas, fibrose pulmonar e miocardiopatias. O uso prolongado de corticóides podem resultar em quadros de miopatia e osteopodose.

Atuação Fisioterapeutica


O foco para o tratamento do paciente com câncer deixa de ser somente a cura e o controle da doença. A fisioterapia colabora ativamente na manutenção da qualidade de vida, desde o diagnóstico até o final do tratamento. Reabilita, condiciona e adapta o paciente à sua nova condição. Dispõe de inúmeros recursos específicos, que são utilizados de acordo com as necessidades individuais de cada paciente, visando sempre o seu bem-estar.

A fisioterapia oncológica ou oncofuncional tem como objetivo preservar, manter ou recuperar a integridade cinético-funcional de órgâos e sistemas, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncologico buscando o bem estar e a qualidade de vida do paciente oncológico.

O fisioterapeuta atua nos 4 pilares da esfera oncológica: promoção , rastreamento, tratamento e cuidados paliativos.

A assistência fisioterapêutica ao paciente oncológico tem inicio no pré-operatório, visando o preparo para o procedimento e redução de complicações. Durante o periodo de internação o enfoque é global, prevenindo, minimizando e tratando complicações respiratórias, motoras e circulatórias. A dor é uma das principais e mais frequentes queixas do paciente oncológico, devendo por isto ser valorizada, controlada e tratada em todas as etapas da doença. As diversas técnicas para analgesia são um ponto forte da fisioterapia em oncologia.

A avaliação do paciente, realizada pelo fisioterapeuta, é abrangente e observa sinais e sintomas como: dor, linfedema, dispnéia, fadiga, alterações neurológicas etc. Atento para que fatores importantes não passem despercebidos e para as limitações funcionais que influem na tomada de decisão.  Ouve-se as queixas e as necessidades do paciente, discute o caso clínico com a equipe multidisciplinar e desenvolve o plano terapêutico, esclarecendo as ações a serem desenvolvidas à família.

A imobilidade, situação comum, pode levar ao comprometimento gradual do condicionamento físico e da força muscular, bem como da flexibilidade e da capacidade aeróbica, predispondo ao desenvolvimento da síndrome da imobilização. Esta, uma vez instalada, pode levar ao comprometimento da coordenação motora, à retração dos tendões com redução da amplitude de movimento articular e à atrofia dos músculos, que passam a apresentar pontos de dor, demonstrando a necessidade da atuação paliativa do fisioterapeuta.

Uma das metas do fisioterapeuta é a preservação da  função motora do paciente, adiando a instalação das incapacidades decorrentes da imobilidade resultante da doença, e das co-morbidades associadas. Com as técnicas de reabilitação, ele pode ajudar o indivíduo a alcançar uma maior independência funcional, aproveitando as suas potencialidades e respeitando as suas limitações.
A cinesioterapia, ou movimento terapêutico, o principal instrumento da fisioterapia, permite restaurar ou melhorar o desempenho funcional dos segmentos corporais comprometidos, ajudando o paciente a alcançar maior independência funcional.

Na fadiga ela atua no manejo dos sintomas e na sua prevenção, por meio do equilíbrio da atividade e do descanso.

No manejo do linfedema a fisioterapia tem um papel relevante, tanto na prevenção quanto no tratamento, por meio de técnicas bem descritas e aceitas na literatura científica, como a Terapia Física Complexa - TFC, que inclui a drenagem linfática, entre outros tratamentos.

Alterações pulmonares como a dispnéia, a atelectasia (fechamento total ou parcial dos alvéolos), o acúmulo de secreções e outros sintomas ou complicações respiratórias podem ser prevenidos, tratados ou aliviados, por meio da fisioterapia respiratória.

Nos sintomas psicofísicos, as técnicas de relaxamento podem ser proveitosas e realizadas em conjunto com o psicólogo.

Nas alterações neurológicas seus objetivos são corrigir as alterações da postura e do equilíbrio, melhorar a coordenação motora, manter a força muscular e evitar encurtamentos.
O fisioterapeuta, nos cuidados paliativos, busca controlar os sintomas, educar e orientar os cuidadores e familiares, maximizar as habilidades funcionais e manter o máximo possível a autonomia do paciente, visando a sua independência funcional.

Referencia
http://www.accamargo.org.br/saude-prevencao/artigos/reabilitacao-fisioterapeutica-no-paciente-oncologico/30/ acesso ás 18:21hrs no dia 09/05/2017.
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-atua-o-fisioterapeuta-oncologico/7624/897/  acesso ás 18:33hrs no dia 09/05/2017.
http://www.tribunapr.com.br/blogs/o-especialista/a-importancia-da-fisioterapia-oncologica-no-tratamento-do-cancer/ acesso ás 18:40hrs no dia 09/05/2017.
http://oncologiamanaus.blogspot.com.br/2009/04/quimioterapia.html acesso ás 18:50hrs no dia 09/05/2017.
http://redefemininabrasilia.org.br/rede/index.php/vencendo-o-cancer/46-cartilha/174-11-efeitos-colaterais-da-quimioterapia acesso ás 19:00hrs no dia 09/05/2017.
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=101 acesso ás 19:28hrs  no dia 09/05/2017
http://terapiadomovimento.blogspot.com.br/2011/05/atuacao-do-fisioterapeuta-em-pacientes.html acesso ás 20:00hrs no dia 09/05/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus