terça-feira, 12 de maio de 2009

Linfomas

Fig.1Estadiamento dos linfomas


O Sistema Linfático é uma rede formada por um complexo de tubos denominados vasos linfáticos, glândulas (linfonodos) e outros órgãos, como o baço. Os linfonodos e os vasos linfáticos estão distribuídos pelo nosso corpo, encontrados em grupos, particularmente no pescoço, axilas, tórax e virilhas. Existem mais de 600 linfonodos em nosso organismo. Dentro dos vasos linfáticos se encontra um fluído claro denominado linfa, que contém Linfócitos, células fundamentais para o combate de infecções, portanto, o sistema linfático faz parte da defesa natural do organismo contra as infecções.


Os Linfomas podem ser classificados como: Linfoma ou Doença de Hodgkin (LH) que corresponde a 10% dos casos e Linfoma não Hodgkin (LNH), 90%.Linfoma de HodgkinA incidência é maior em indivíduos jovens, na sua maioria entre 15 e 35 anos. Os principais subtipos histológicos são:· Predominância Linfocitária (PL)· LH clássico rico em linfócitos· Celularidade Mista (CM)· Esclerose Nodular (EN)· Depleção Linfocitária (DL) Linfoma Não HodgkinA incidência é maior em pacientes com idade superior a 50 anos, porém podem acometer outras idades. Em relação à etiologia existem poucos fatores de risco, dentre eles, o uso de agentes imunossupressores e alguns vírus como Epstein Barr Vírus (EBV), Herpes Vírus tipo VIII, HTLV, HIV e Hepatite C podem estar associados. Algumas bactérias como H. pylori está relacionado com certos tipos de Linfomas. A exposição a agentes químicos como pesticidas, herbicidas, fertilizantes ou solventes são considerados fatores de risco. Existem mais de 20 subtipos de Linfomas segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e, de modo simplificado, são classificados em:·


Linfoma de Alto Grau ou Agressivos, onde o subtipo mais comum é o Linfoma Difuso de Grande Células B;·


Linfoma de Baixo Grau ou Indolentes que incluem os Linfomas Foliculares e os Linfomas Linfocíticos de Pequenas Células / LLC.





Sintomas clínicos dos Linfomas em geral:


Adenomegalias indolores· Febre · Prurido· Emagrecimento· Sudorese noturna· Massa mediastinal (mulheres jovens, síndrome de veia cava superior);





Estadiamento dos Linfomas:


São classificados como estágios de I a IV, segundo Ann Arbor. Os estágios III e IV correspondem a doença avançada.








Tratamento dos Linfomas


O tratamento dos LH e LNH é variável e depende do tipo de Linfoma, classificação histológica e do estadiamento clínico. Consiste em ciclos de poliquimioterapia associados ou não à radioterapia. Atualmente, a imunoterapia com anticorpos monoclonais vem sendo empregada como opção terapêutica melhorando a sobrevida dos pacientes. Em determinados casos, o transplante de células tronco-hematopoiéticas é indicado como tratamento para a cura do linfoma.Resposta ao Tratamento Existem fatores relacionados ao Linfoma e características individuais do paciente que interferem na resposta aos tratamentos. Um exemplo é o Índice Prognóstico Internacional (IPI), que objetiva prever a chance de cura e assim auxilia na escolha do melhor tratamento.





Dúvidas freqüentes



  1. Como pode se manifestar o linfoma?O aumento indolor dos gânglios, isto é, o aparecimento de caroços sem dor que persistem por mais de 1 mês e sem associação a infecção devem ser investigados.

  2. Existe alguma relação com a dieta, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo com o desenvolvimento de Linfomas?Não há evidências científicas para associarmos esses dados ao aparecimento de Linfomas.

  3. O Linfoma passa de pessoa para pessoa?Não, o Linfoma não é uma doença contagiosa.

  4. O Linfoma pode reaparecer após o tratamento?Ninguém pode ter 100% de certeza. A chance de cura depende do tipo e do estadiamento do Linfoma. Após 5 anos de remissão, ou seja, desaparecimento dos sintomas da doença, os médicos dirão que você está curado.





elaborado por: Dra Maria Cristina Martins A. Macedo ** Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP)* Coordenadora do Ambulatório de Linfomas do IBCC (Instituto Brasileiro de Controle do Câncer).


http://www.ibcc.org.br/indexSite.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Site da Fisioterapia em Manaus