sábado, 11 de junho de 2016

Trabalho voluntário de fisioterapia recupera crianças com câncer em Manaus Iniciativa vem sendo realizada na sede do GACC, na Zona Centro-Oeste de Manaus, e tem trazido qualidade de vida a menores que passam pelo sofrimento da quimioterapia ou tiveram membros amputados

Trabalho voluntário de fisioterapia recupera crianças com câncer em Manaus

Iniciativa vem sendo realizada na sede do GACC, na Zona Centro-Oeste de Manaus, e tem trazido qualidade de vida a menores que passam pelo sofrimento da quimioterapia ou tiveram membros amputados

    Trabalho ajuda a superar dificuldades do tratamento
    Voluntários ajudam a superar dificuldades do tratamento (Divulgação)
    Crianças em tratamento contra o câncer em Manaus estão recuperando os movimentos com apoio da fisioterapia. O trabalho é feito de forma voluntária e coordenada pelo Instituto Amazonense de Aprimoramento de Ensino em Saúde (Iapes) na sede Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), Zona Centro-Oeste de Manaus.
    No último sábado, dia 10, uma nota etapa de atendimento foi realizada pelo grupo de fisioterapeutas voluntários na sede do Gacc. De acordo com o diretor-presidente do Iapes, Daniel Xavier, o trabalho melhora a qualidade de vida das crianças, que têm suas habilidades de movimento recuperadas. “Todas as crianças que atendemos já passaram por processos agressivos no tratamento contra o câncer. Além da quimioterapia, algumas tiveram membros amputados”, destacou. 
    A dona de casa Ananda Gabriele, 20 anos, mãe de menina de quatro anos com diagnóstico de câncer na retina, destacou que o trabalho de fisioterapia tem auxiliado a filha a ter mais firmeza nas pernas e nos braços.  “Ela consegue levantar com mais segurança e também ter mais firmeza no braço”, afirmou.
    De acordo com Daniel Xavier, a criança que tem o diagnóstico de câncer e passa pelos tratamentos vai precisar constantemente da fisioterapia. “Dependendo do tratamento, a criança perde algumas funções de movimento, que só podem ser resgatadas com o trabalho fisioterapêutico”, disse.
    No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo.
    Segundo o Inca, o câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afeta os glóbulos brancos), os do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático).
    * Com informações do rupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC).

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    O Site da Fisioterapia em Manaus