segunda-feira, 23 de maio de 2016

Exercícios Funcionais para Linfedema


Exercícios Funcionais para Linfedema



Imagine passar por um longo período de tratamento de câncer, incluindo cirurgia, remoção de gânglios linfáticos, quimioterapia, radioterapia e hormonioterapia. O seu corpo sente-se como se estivesse estado em guerra, sob bombardeamentos constantes. Terminada esta fase, está na hora de recomeçar a sua vida e iniciar uma dieta balanceada e um programa de exercícios. Aí então, você percebe que seu braço ou sua perna está inchando e vem a pergunta: Será que estou com linfedema?

O que é um Linfedema?

O linfedema é a retenção localizada de fluídos, provocada por um bloqueio ou obstrução do sistema linfático.

Após a cirurgia de retirada dos linfonodos (gânglios), os pacientes evoluem, normalmente, com certo grau de edema, pois a capacidade de absorção do excesso de líquido fica reduzida. O inchaço ocorrido até os primeiros seis meses após a cirurgia é considerado como um edema agudo, sendo que este não é considerado linfedema (edema crônico).

Após a dissecção linfonodal, o sistema linfático buscará mecanismos de compensação na tentativa de suprir a ausência dos linfonodos retirados, adequando assim, a capacidade de transporte da linfa. Se esse mecanismo de compensação for insuficiente o linfedema poderá aparecer.

A principal causa do linfedema nos membros superiores pós-cirurgia para o tratamento do câncer é a retirada dos linfonodos axilares (gânglios); alguns fatores como a como a idade, sobrepeso ou obesidade, realização de radioterapia, complicações pós-operatórias, infecção e o nível da radicalidade da técnica cirúrgica são considerados fatores desencadeantes ou agravantes do linfedema. O mesmo vale para os membros inferiores, cirurgias pélvicas e/ou ginecológicas que exigem a retirada dos linfonodos inguinais, pélvicos e/ou paraaóticos (da virilha e do abdome), podem levar ao linfedema nas pernas ou do pube.

A frequência de linfedema pós-mastectomia descrita na literatura varia de 5,5% a 50%, diferença esta que depende de diversos fatores, como o critério de diagnóstico, tipo de cirurgia, uso de radioterapia e fisioterapia pós-operatória. A incidência média no Brasil, fica em torno de 40%.

O Papel do Fisioterapeuta

Para tratar o linfedema dispomos de alguns recursos. Se o linfedema for de menor grau, sem fibrose, podemos tratar somente com drenagem linfática, exercícios, máquina de drenagem linfática pneumática e uso de vestimentas elásticas.

Se for de um grau maior, com grande quantidade de líquido e presença de fibrose podemos tratar com a Fisioterapia complexa descongestiva ou terapia física complexa (TFC)

A TFC é composta por drenagem linfática manual especializada, cuidados de pele, compressão por enfaixamento multicamadas, pressoterapia e exercícios miolinfocinéticos. Estes cinco componentes devem ser realizados conjuntamente e eventualmente podem sofrer alguma modificação na sua aplicação dependendo do quadro clínico do paciente. Se realizados separadamente o resultado pode mostrar-se ineficaz.

Como é que o Exercício pode fazer a diferença?

Ao contrário do sistema circulatório, o sistema linfático não possui um bombeamento central como o coração; ele é estimulado pelas mudanças de pressão das contrações musculares ou da respiração profunda. A respiração profunda melhora o bombeamento nos vasos linfáticos profundo do tórax, que faz um efeito de vácuo nos vasos linfáticos; estimulando a drenagem linfática.

As contrações musculares realizadas em uma sequência específica (geralmente a partir das extremidades em direção ao tronco) podem aumentar o retorno linfático. Além disso, podem ser feitos exercícios para alongar os músculos. Exercícios que enfatizam a respiração profunda e flexibilidade tais como a Yoga e o Pilates, podem ser particularmente benéficos.

Vamos disponibilizar uma sequência de exercícios para você se basear e seguir passo a passo

Aquecimento

O aquecimento adequado prepara o corpo para o exercício. O aquecimento pode incluir:

  • Respiração profunda: puxe o ar fundo pelo nariz e solte pela boca várias vezes.
  • Rotações do pescoço: olhe de um lado para o outro.
  • Protração e retração dos ombros: leve os ombros para frente e para trás.
  • Rotação  dos ombros: desenhando círculos com os ombros nos sentido horário e anti horário


Exercício Aeróbico


É recomendado 20 a 30 minutos de exercício aeróbico, como caminhada, natação, hidroginástica ou dança, de 3 a 5 vezes por semana.


Treino de Força


O treino de força na área afetada antigamente era proibido. Hoje novos estudos mostram benefício da musculação e uso de carga progressiva no treino muscular para prevenir e tratar o linfedema. Tente fazer os exercícios com calma e siga as instruções abaixo:

  • Sempre inicie com aquecimento antes de começar o treino de força no lado afetado.
  • Observe a resposta ao exercício. Fique atenta a qualquer inchaço na área, o qual poderá indicar que a carga ou o número de repetições está muito alto, ajustando então o programa de acordo com essa resposta.
  • Use uma vestimenta de compressão (geralmente prescrita pelo fisioterapeuta).
  • Concentre-se nos músculos a serem trabalhado.
  • Para dar um descanso ao lado afetado, alterne os lados a cada série. Alterne também exercícios para os membros tronco superior e inferior ou treine em circuito, incluindo tanto o treino cardiovascular como o treino de força.
  • Planeje um programa para 2 a 3 vezes na semana. Comece devagar e vá progredindo gradualmente (ex. 1 série com carga de 0,5 kg ou 1 kg nos primeiros dias; 2 ou 3 séries nas semanas seguintes). 
  • Trabalhe os músculos dos dois lados do corpo. Proceda da maneira usual para treinar o membro não afetado.
  • Inclua exercícios de Pilates, os quais enfatizam musculatura profunda de postura e respiração enquanto realiza dos exercícios.


Exercícios para os braços


  • Segura a bola com as mãos na altura do peito e aperte a bola sustentando por 3 segundos e solte. Repita 10 vezes.
  • Com bastão, deitada ou sentada, eleve o bastão com os cotovelos esticados até acima da cabeça. Repita 10 vezes.
  • Segurando um par de pesinhos nas mão bilateralmente, faça a flexão do cotovelo para trabalhar o bíceps. Realize devagar a subida e descida e repita 10 vezes


Exercícios para as pernas


  • Fique nas pontas dos pés e sustente por 3 segundos. Repita 10 vezes.
  • Suba e desça escadas.
  • Ande em rampas devagar e contraindo bem as pernas.
  • Sentada ou deitada, segure uma bola entre os joelhos dobrados. Aperte a bola, sustente por 3 segundos e relaxe. Repita 10 vezes.


Flexibilidade


Exercícios de alongamento são sempre muito bons! Ajuda a relaxar e a soltar a musculatura.
Como o tecido cicatricial e o efeito da radioterapia nos tecidos continua a se formar durante anos após o seu termino, os alongamentos devem ser feitos com frequência.

Os alongamentos devem ser feitos lentamente e repetir de 3 a 10 vezes seguidas, com duração de 30 segundos cada postura de alongamento, várias vezes durante o dia.

Para os braços, fique de frente para uma parede e vá subindo os braços até ficarem esticados na parede com a axila mais próxima da parede possível.

Para as pernas, desça o tronco devagar, com joelhos esticados, e tente encostar as mãos no chão.

Fique atento, nem todos os exercícios dão certo para todas as pessoas. Faça devagar e no seu ritmo. Em caso de dúvida procure seu médico ou fisioterapeuta!

Artigo escrito por nossa colunista Jaqueline Munaretto Timm Baiocchi


Um comentário:

  1. O Dr. James é um verdadeiro médico fitoterapeuta que me curou do HIV, que contatei em fevereiro do ano passado, fiquei tão preocupado com o vírus dentro de mim, quando fui ao hospital e tive resultado positivo, tomei remédios diferentes e ainda injetáveis Eu não estava curado, até que encontrei alguém que cortou um testemunho sobre como ela foi curada do HIV com a mistura de ervas do doutor James, eu pensei que era uma mentira, mas eu despertei o interesse e contatei o Dr. James em seu e-mail, (drjamesherbalmix @ gmail.com) E contei a ele meu problema e ele me fez algumas perguntas e eu respondi então ele disse que eu não deveria me preocupar se ele iria me ajudar e curar meu HIV. Fiquei tão feliz.2 dias depois ele me mandou o cura através do serviço de correio da DHL, comecei a usar o remédio de manhã e à noite como ele me receitou por 3 semanas, enquanto fazia meu check-up mensal, fui testado HIV negativo. Fiquei muito feliz e feliz por estar livre do HIV. estou compartilhando este testemunho porque sei como era difícil para mim dormir e pensar todos os dias. Por ser HIV positivo, quase morri, mas esse grande homem, o Dr. James, restaurou minha saúde. Eu sei que ainda existem pessoas por aqui com HIV positivo ou qualquer tipo de doença como doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colo-retal, câncer de sangue, câncer de próstata, epilepsia, doença de Dupuytren, diabetes , Doença cardíaca, doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia Amiloide Cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose Lateral Amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona ToxicidadeSíndrome Fibrodisplasia Ossificante ProgresS esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Alzheimer, Carcinoma copstical Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer,
    Dementia.Lupus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose Múltipla, Hipertensão, Câncer Colo_Retal, Doença de Lyme, Câncer de Sangue, Câncer Cerebral, Câncer De Mama, Câncer De Pulmão, Câncer De Rim, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório Hepático, Diabetes, Fibróide, Entre em contato com o Dr. James no e-mail dele e tenha suas doenças curadas.drjamesherbalmix@gmail.com WhatsApp +2348152855846.

    ResponderExcluir

O Site da Fisioterapia em Manaus